Notícias‎ > ‎

Informações sobre o ingresso na UFPI

A Universidade Federal do Piauí, conforme o edital Nº09/2011, de 23 de novembro de 2011, oferece 5.954 vagas para 99 cursos de graduação na modalidade presencial, distribuídas homogeneamente entre os 1º e 2º semestres, nos campi de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Na UFPI, 20% do total das vagas será reservado para alunos cotistas.

A forma de ingresso na instituição em 2012 será apenas pelo Sisu.

Seleção

A inscrição no site do SiSU será aberta à 00:00h de 7 de janeiro e se estenderá até a 00:00h do dia 12. O estudante deve fazer duas opções de curso. Durante o período de inscrições, ele poderá mudar essas opções, com base na nota de corte (nota mínima). Cada mudança invalidará a opção anterior. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), as notas de corte serão divulgadas de madrugada, diariamente, às 3 horas.

O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 15 de janeiro. Os candidatos selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula institucional. A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas podem solicitar a inclusão na lista de espera, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro. A lista será divulgada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente.

Mais informações sobre pelo telefone 0800 616161, das 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e durante 24 horas diárias nos períodos de inscrição.

Enem

O resultado individual do Enem 2011 já está disponível para consulta no site do Inep. Para fazer a consulta é necessário informar CPF e senha. Também é possível consultar o resultado com a apresentação do número de inscrição e senha. Caso não se recorde da senha, o estudante pode recuperá-la no próprio sistema, mediante informação de CPF. A senha será encaminhada por e-mail ou mensagem SMS.



Candidatos classificados

As matrículas dos candidatos classificados ocorrerão em duas etapas: Etapa I - matrícula institucional; Etapa II - matrícula curricular.

A matrícula institucional corresponde à entrega de documentação dos candidatos classificados e será realizada no campus do curso para o qual o candidato foi aprovado, segundo o item 4.1.1 do edital Nº 09/2011. Em Teresina, a matrícula ocorre de acordo com o centro ao qual o curso é vinculado. O candidato que não comparecer a data de matrícula institucional ou não apresentar a documentação exigida será considerado desistente.

A matrícula curricular diz respeito às atividades acadêmicas previstas e acontece nas coordenações ou Chefias do Curso respectivo. As datas da matrícula curricular serão divulgadas no Calendário Acadêmico 2012 e no site da UFPI.