Notícias‎ > ‎

Por que estudar na UFPI?

A Universidade Federal do Piauí é uma instituição federal de Ensino Superior sediada na cidade de Teresina – Estado do Piauí e campi nas cidades de Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. A Instituição é financiada com recursos do Governo Federal e suas agências  de  fomento  ao  ensino, pesquisa e extensão. A UFPI foi fundada em 01 de março de 1971 a partir da fusão de algumas faculdades isoladas que existiam no Estado – Faculdade de Direito, Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Administração (Parnaíba) e Faculdade de Medicina.

Com uma gestão ousada e  pautada no fortalecimento do ensino, da pesquisa, da extensão e da internacionalização, a UFPI cresceu em todos os indicadores e tem se mostrado cada vez mais competitiva junto às demais universidades do País. O número de alunos matriculados nos cinco campi saltou de 13 mil em 2004 para 20.714 em 2011. O número de vagas passou de 2.345 (2004) para 5.954 em 2012.

Conheça seguir os principais indicadores que fazem a Universidade Federal do Piauí a melhor instituição de ensino superior do Estado.

ENSINO

A UFPI oferece cursos de graduação, pós-graduação, extensão, médio e profissionalizante na modalidade presencial e, graduação e extensão, na modalidade à distância.

Graduação

A instituição possui 99 cursos de graduação nas seguintes modalidades:  Bacharelado e Licenciatura. O Bacharelado tem por objetivo a formação de profissionais capacitados ao  exercício da profissão. A Licenciatura tem por objetivo formar professores habilitados para atuar na Educação Básica. Compete à  Pró-Reitoria  de  Ensino  de  Graduação  (PREG) o planejamento, coordenação, execução e avaliação das  atividades de ensino de graduação.

Pós-Graduação

A universidade oferece cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (em nível de Mestrado e Doutorado) e Lato Sensu (modalidades: Especialização, Residência Médica e Residência Médico-Veterinária). São 28 cursos de Mestrado (27 acadêmicos e um profissional), quatro cursos de Doutorado (três acadêmicos, um associado e um em rede) e 16 programas de Doutorado Interinstitucional (Dinter) em diversas áreas. Para conhecer todos os programas de mestrado acesse aqui. E para saber mais sobre o Dinter clique aqui. Em 2011, a instituição somava 822 estudantes matriculados em mestrado e doutorado e 290 bolsas de estudos.

PESQUISA


Através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), a universidade investe em vários projetos de pesquisa em áreas estratégicas  da  Ciência,  Tecnologia  e  Inovação que envolvem  áreas  temáticas como: Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Tecnologias de Alimentos, Biocombustíveis, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos naturais, Arqueologia e Insumos para Saúde.

Na UFPI, os graduandos têm oportunidade de desenvolver pesquisas através dos seguintes programas de iniciação científica: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) nas Ações Afirmativas (AF) e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV), além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), fomentadas pelo  Conselho  Nacional de  Desenvolvimento  Científico  e Tecnológico, do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq) e pela própria Universidade. Em 2011, foram concedidas aos graduandos 450 bolsas em todos os programas de iniciação científica.

EXTENSÃO

A Extensão é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Por meio da articulação das atividades de ensino e pesquisa são planejados e executados programas e projetos, e realizados cursos e eventos em benefício da comunidade.

Com cerca de 158 programas/projetos de extensão, a UFPI conseguiu beneficiar mais de 350 mil pessoas em cinco anos. Só em 2010 foram 106 mil pessoas beneficiadas pelos programas/projetos oferecidos. São 650 professores e 1721 alunos envolvidos.

Os focos de atuação das atividades de Extensão são amplos e envolvem a difusão de tecnologias sociais, assistência a saúde, direitos humanos, educação ambiental, desenvolvimento sustentável, geração de trabalho e renda, qualidade de vida, atenção à terceira idade e a pessoas com necessidades especiais, juventude, formação continuada e outras ações que possam se delinear a partir de demandas ou de propostas construídas.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Através da Assessoria Internacional, a universidade mantém convênios bilaterais assinados com países como Portugal, Itália, Estados Unidos e México que permite o intercâmbio de estudantes de graduação. Desde 2007, cerca de 50 estudantes já foram beneficiados com bolsas de estudos para o exterior.

Os principais programas de intercâmbio são: Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, Bolsas Iberoamericanas e  Ciência Sem Fronteiras.

As Bolsas Luso-Brasileiras e Iberoamericanas permitem mobilidade para Portugal e México, respectivamente. As bolsas são oriundas de parceria com o Banco Santander por meio do Santander Universidades.  

O Programa Ciência sem Fronteiras é coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Educação (MEC). O Programa concede bolsas na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (SWG) e visa estimular o avanço da ciência, tecnologia, inovação e competitividade por meio da expansão da mobilidade internacional. Em 2012, cinco estudantes da UFPI devem fazer mobilidade através desse Programa.

PROGRAMAS DE APOIO AO ESTUDANTE

Com o objetivo de facilitar a vida acadêmica e melhorar a qualidade de vida dos estudantes, a UFPI oferece programas e serviços de benefício aos acadêmicos, como Atendimento Odontológico gratuito, Restaurante Universitário – RU, Apoio Psicossocial e Pedagógico à Comunidade Acadêmica, Serviço de Orientação Nutricional e Dietética e Centro Esportivo Universitário – CEU.

Para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, a universidade possui programas que garantem a permanência na instituição, como as bolsas Permanência e Alimentação, e a Residência Universitária. Nesse caso, as inscrições para os benefícios ocorrem duas vezes ao ano. No primeiro semestre, destinam-se aos veteranos e calouros, e no segundo apenas para calouros. O período das inscrições consta no calendário acadêmico.

Confira a seguir um resumo dos programas:

Bolsa Permanência

Contribui com o estudante da UFPI em dificuldade socioeconômica, por meio da concessão de uma bolsa, tendo como contrapartida a prestação de serviço nos diversos setores desta Instituição, possibilitando as condições para permanência no curso de graduação e, consequentemente, a melhoria do rendimento acadêmico. Em 2010, cerca de 1366 bolsas foram concedidas.

Bolsa Alimentação

Garante o acesso do estudante em dificuldade socioeconômica ao Restaurante Universitário, com isenção total da taxa.

Residência Universitária

Propicia moradia ao estudante, em situação de vulnerabilidade social, proveniente do interior do Piauí ou de outros Estados, garantindo a sua permanência na instituição, além de acompanhar o rendimento acadêmico e oferecer apoio social e psicológico. O programa provê ainda as condições necessárias para o funcionamento e manutenção das casas, concedendo também alimentação integral e inclusão digital aos moradores. Em Teresina, são duas residências. Nos demais campi apenas Picos possui residência universitária.

Atendimento Odontológico gratuito

Disponível para a comunidade universitária (estudantes e servidores) com marcação de consulta no primeiro dia útil de cada mês.

Restaurante Universitário - RU

Em Teresina, compreende três unidades de distribuição de refeições que atendem à Comunidade Universitária (estudantes e servidores da UFPI), fornecendo almoço e jantar, com preço subsidiado. Os campi de Parnaíba, Picos e Bom Jesus também contam com RU. Atualmente, o valor da refeição para o estudante é de R$ 0,80.

Apoio Psicossocial e Pedagógico à Comunidade Acadêmica

Presta atendimento à comunidade universitária, por meio de ações sociopsico-pedagógica, com a finalidade de contribuir para que os estudantes superem as dificuldades surgidas durante o processo de formação acadêmica. O serviço também dispõe de atendimento psicológico aos servidores da UFPI e familiares.

Serviço de Orientação Nutricional e Dietética

Presta  atendimento  aos  estudantes  através  de  consultas, avaliação e orientação nutricional.

Centro Esportivo Universitário - CEU

Os alunos podem usufruir do Centro Esportivo Universitário – CEU que conta com piscinas, campo de futebol, quadras poliesportivas e academia.

Mais informações sobre os programas e bolsas de apoio na página eletrônica da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC). Clique aqui.

BIBLIOTECA

O sistema de Bibliotecas da UFPI é composto por uma biblioteca comunitária e nove bibliotecas setoriais. A Biblioteca Comunitária Jornalista Carlos Castello Branco, localizada no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, conta com 42.695 títulos e 117.566 exemplares.  É a maior biblioteca pública do Piauí. A área total é de 4.194,81 m² e inclui salas de estudos, cabines para estudos individuais, mesas para estudos, salas de projeção, salas de grupos de estudos e xadrez, salas de laboratório para deficientes visuais e espaços para notebooks. O ambiente é climatizado e conta com internet wifi livre.